Notícia

ACECASTRO e parceiros realizam reunião para fomentar o desenvolvimento do município

sexta, 02 de agosto de 2019
Reunião tem o objetivo de fomentar ações e parcerias para que o município se desenvolva, gerando oportunidades para os castrenses

A Associação Comercial e Empresarial de Castro (ACECASTRO) recebeu na quinta (01), a visita do presidente da Cooperativa Castrolanda, Frans Borg, com o intuito de planejar estratégias de aproximação e atuação da associação comercial e demais entidades sindicais de Castro. A proposta já vem de reuniões anteriores e tem o objetivo de fomentar ações e parcerias para que o município se desenvolva, gerando oportunidades para os castrenses. 

O presidente da ACECASTRO, Anderson Gomes, afirma que atualmente a associação representa cerca de 200 empresas e quase 16 mil trabalhadores, 40% da população trabalhadora de Castro. 

De acordo com Anderson, existe a preocupação de representar os associados, mas pensando também nos trabalhadores de forma geral. “Para beneficiar todas as pessoas, a ACECASTRO pensa na qualificação da mão-de-obra, na parceria com instituições de ensino, além de estabelecer contato com as empresas para checar quais são as vagas disponíveis e quais são as demandas de mão-de-obra qualificada”, comenta.  Para ele, esse triângulo de parceria entre instituição de ensino e qualificação, empresas e pessoas que procuram emprego é fundamental para desenvolver a economia local, e foi o principal motivo que levou a associação a promover a 1ª Feira da Empregabilidade, que acontece no dia 5 de setembro no Clube dos Alemães.

O presidente da Cooperativa Castrolanda, Frans Borg, comenta que existe uma necessidade de maior articulação entre as empresas da cidade e que um país só se desenvolve quando a sociedade é organizada. “Nós devemos estimular a parceria entre o sindicato do comércio, sindicato rural e outras entidades e empresas, onde todos sentam e buscam um olhar estratégico para o desenvolvimento do município”. De acordo com ele, é necessário ter um olhar de médio a longo prazo,  trabalhando e decidindo em conjunto com o poder público, para que seja possível atingir os objetivos. “Isso vem para o bem de todos”, complementa Borg.

Pensando ainda no desenvolvimento e fortalecimento da economia local, a ACECASTRO promove em 2019 a primeira edição do Prêmio Tropeiro de Ouro, que visa reconhecer empresas de seis segmentos: agronegócio, comércio, indústria, profissional liberal, prestador de serviço e personalidade. “É uma forma de aproximar associação, empresas e a sociedade de forma geral, gerando esse reconhecimento para as pessoas que geram riquezas e oportunidades na cidade de Castro”, enfatiza Anderson Gomes.

A reunião desta quinta também contou com a presença do diretor de turismo da ACECASTRO, Kiko Proença, do executivo do SindiCastro, Eurico Teixeira, do presidente do Sindicato Rural de Castro, Eduardo Medeiros, e do presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro do Paraná (CACICPAR), Lino Lopes.

Fonte: ACECASTRO