Tropeiro de Ouro 2022
sexta, 18 de março de 2022
Tropeiro de Ouro 2022 - Noite de homenagens reuniu mais de 300 pessoas no Memorial da Imigração Holandesa
Uma noite festiva, com a presença de mais de 300 pessoas marcou a retomada do Tropeiro de Ouro – prêmio que é iniciativa da Acecastro, Sindicato Rural e Sindicastro, para homenagear empresas e personalidades castrenses que se destacam em suas atividades. O evento foi realizado na última quinta-feira (17), no Memorial da Imigração Holandesa (Moinho da Castrolanda), e, nesta segunda edição assim como em 2020, premiou cinco categorias: indústria, agronegócio, comércio, prestador de serviço e personalidade.
Na categoria indústria a homenageada deste ano foi a Metalúrgica Lubeck. A empresa começou suas atividades no ano de 1990, na cidade de Piraí do Sul, com 50 metros quadrados, e os próprios sócios, sendo os operários da indústria. No ano de 1995 a metalúrgica instalou-se na cidade de Castro, e atualmente conta com 14 mil metros quadrados de área industrial, diversas máquinas e equipamentos, e, 150 colaboradores.
A empresa homenageada na categoria agronegócio - Genética ARM - é a primeira propriedade do Brasil com ordenha robotizada. O sistema começou a funcionar na fazenda no ano de 2012, e atualmente a propriedade tem 470 animais no total, sendo 145 vacas em lactação. A produção diária de leite é de seis mil quilos de leite e a frequência média de ordenhas é de 2,6 por animal/dia.
Já na categoria comércio a empresa homenageada foi a Top Master. Fundada em 2008, a empresa atualmente conta com extenso catálogo de soluções, com mais de 15 mil itens, atende Castro e a região dos Campos Gerais, e, mantém uma equipe de 16 colaboradores.
A homenageada da categoria prestador de serviço foi para a empresa Niponcar Veículos. Fundada em 13 de maio de 1998, a empresa iniciou em um barracão de 300 metros quadrados, com apenas quatro colaboradores, o proprietário, seu filho e dois mecânicos. Atualmente, além de ser conhecida em todo município, a empresa também é muito bem referenciada e tem clientes em toda cidade.
Já a personalidade homenageada neste ano foi o empresário Jan Petter. Filho de holandeses, Petter nasceu em Rouveen na Holanda, no ano de 1950. Chegou ao Brasil em 1959 e manteve sempre a tradição da família. Como empreendedor, atua em diversas áreas: agricultura, leiteria, criação de gado de corte e bubalinos, florestamento e produção de calcário. Atualmente, além de empresário e gerente-geral da Itatinga Calcário e Corretivos, ele também é voluntário em diferentes entidades castrenses, como no Observatório e na Acecastro, das quais é membro fundador; e, em entidades de representação estadual.
Prêmio
Aos representantes de cada uma das categorias homenageadas foi entregue um prêmio exclusivo – a peça foi criada especialmente para a ocasião, pelo artista, escultor e pintor paranaense Luiz Gagliastri. Trata-se de um troféu em formato de tropeiro, dourado, que está sob uma base que tem a forma do mapa do município.
Patrocínios
Nesta edição, o Tropeiro de Ouro tem como patrocinadores a Cooperativa de Crédito Sicredi, a Cooperativa Castrolanda e a Prestes Construtora e Incorporadora.
Lançamento da II revista Acecastro em Movimento
Durante o Tropeiro de Ouro deste ano a Acecastro também lançou a segunda edição da revista Acecastro em Movimento. O material, produzido pela entidade em parceria com associados e empresários castrenses, traz matérias e diferentes registros sobre a entidade, o comércio e demais atividades empresariais, industriais e do agronegócio de Castro e da região, e tem inclusive, uma matéria especial sobre a história do município.
Galeria de Fotos